Dia Escuro de New England refere-se a um evento que ocorreu em 19 de maio de 1780, quando um escurecimento incomum do céu, durante o dia, foi observado sobre o estado de New England, nos EUA, e partes do Canadá.
A causa primária do evento, acredita-se ter sido uma combinação de fumaça de incêndios florestais e um espesso nevoeiro e nuvens. A escuridão era tão completa que velas foram usadas a partir de meio-dia e o fenômeno não se dispersou até ao meio da noite seguinte.
“Velas foram acesas em muitas casas, os pássaros estavam em silêncio e desapareceram, e as aves voltaram para o poleiro. A opinião geral afirmava que o dia do julgamento tinha chegado”, disse Timothy Dwight, em uma carta da época.
Vários dias antes do dia escuro, o sol foi visto com uma cor vermelhada e o céu parecia amarelo. Enquanto a escuridão estava presente, uma fuligem foi observada em rios e na água da chuva, sugerindo a presença de fumaça.
Além disso, quando a noite realmente chegou, os observadores viram a lua de cor vermelha. Em partes de New England, na manhã de 19 de maio de 1780, foi marcado pela chuva, o que indica que a cobertura de nuvens estava presente.
Desde que a tecnologia de comunicações ainda era primitiva, a maioria das pessoas acharam a escuridão como algo desconcertante e inexplicável. Muitos fizeram interpretações religiosas do evento, incluindo o batizado de “Dia das Trevas”
No entanto, uma explicação conclusiva ainda não pode ser definida. Não há registro de atividade vulcânica em 1780, que poderia ter feito uma enorme nuvem de cinzas. A queda de um meteorito também foi classificado como improvável.
Outra causa provável do Dia Escuro tem sido apontada para fumaça de grandes incêndios florestais. Quando o fogo não mata uma árvore e a árvore cresce mais tarde, as marcas de cicatrizes são deixados nos anéis de crescimento .
Com isso em mente, os pesquisadores examinaram cicatrizes em árvores de Ontário, Canadá, atribuem o dia escuro para um grande incêndio na área que hoje é ocupada pela Algonquin Provincial Park.
Nenhum comentário:
Postar um comentário