Um relatório divulgado pela IPCC pintou um quadro sombrio das implicações das futuras mudanças climáticas.
Composta de várias centenas de cientistas internacionais, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas vem realizando uma investigação detalhada sobre o que deverá ser incluído no próximo relatório das Nações Unidas sobre o aquecimento global.
Seus resultados indicam que as atividades humanas estão, de fato, por trás da temperatura crescente ao longo das últimas décadas e que os níveis do mares devem subir por até três metros até o final do século, se nada for feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
"É muito provável que a influência humana sobre o clima causou mais da metade do aumento observado na temperatura média da superfície global de 1951-2010", afirmou o relatório. "
Há muita confiança que isso tem aquecido os oceanos, derretida a neve e gelo e levantado a escala global média do mar e mudou alguns eventos climáticos extremos na segunda metade do século 20".
Se essas previsões se concretizarem, então o aumento dos níveis do mares poderá ter consequências desastrosas para a população de cidades de baixa altitude em países de todo o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário