Um vírus misterioso, que remonta há 30.000 anos, foi descoberto congelado no permafrost siberiano.
Semelhante ao enredo de um episódio de Arquivo X, os cientistas foram capazes de trazer de volta à vida um vírus pré-histórico que conseguiu sobreviver por milhares de anos congelado no solo.
Embora o vírus não seja prejudicial para outra coisa além de organismos unicelulares, foram levantadas dúvidas sobre a existência de outras variantes mais mortais que poderiam um dia renascer enquanto o planeta se aquece.
Particularmente preocupante é a possibilidade de que os vírus, que teriam atormentado os neandertais no passado, podem ser capazes de infectar os seres humanos modernos, agora que o nossos sistemas imunológicos perderam a capacidade de lidar com eles.
“É verdade que os vírus foram arquivados no permafrost e gelo glacial, mas a probabilidade de que esses patógenos sejam abundantes o suficiente para afetar a saúde humana, isso desafia a racionalidade científica”, disse o virologista Curtis Suttle.
“Eu ficaria muito mais preocupado com as centenas de milhões de pessoas que serão deslocadas pelo aumento do nível do mar do que o risco de serem expostos a patógenos surgidos pelo derretimento do permafrost”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário